DIETA EQUILIBRADA
O ritmo e a alimentação do homem de nossos dias são bem diferentes daquela que o Criador estabeleceu la no livro de Gênese. Dia após dia está um monte de rótulos e atraentes, uma variedade de alimentos carregados.
Se compra muito mais enlatados e alimentos refinados do que cereais integrais, frutas, hortaliças e verduras.
Combinações de Alimentos
A partir de agora estudaremos um pouco sobre as combinações de alimentos. Sabemos que uma boa combinação nos trará felicidade e saúde.
Começaremos apresentando os três grupos de alimentos que não podem faltar em nossas refeições.
§ Energéticos - São os carboidratos. Os energéticos têm uma importância muito grande, porque fornecem calorias (energia) para o organismo. Sem eles, as células não têm energia para as suas atividades.
São alimentos energéticos:
a) Cereais (arroz, trigo, milho e seus derivados como o pão, macarrão, fubá, maizena);
b) Raízes feculentas (batatas, aipim, cará, entre outros);
c) Óleos e gorduras;
d) Doces, mel, melado, rapaduras, açúcar mascavo.
§ Construtores – São as proteínas. Os construtores (proteínas) formam a estrutura das células. Elas repõem os tecidos danificados e também são responsáveis pela fabricação dos hormônios e enzimas. Os construtores são encontrados nas:
a) Leguminosas – Feijões em geral ( soja, grão de bico, lentilha, fava e ervilha);
b) Oleaginosass - Castanhas, amendoim, azeitonas, nozes em geral, incluindo-se seus óleos;
e) Ovos, leite e seus derivados (iogurte natural, coalhada, ricota).
§ Reguladores – São as vitaminas e os minerais. Formados pelas verduras, frutas e hortaliças. Os nutrientes deste grupo regulam o funcionamento dos vários processos orgânicos. São alimentos reguladores:
a) Frutos doces - Bananas, fígo, tâmara, maçã, entre outros.
b) Frutos ácidos - Abacaxi, amora, bergamota, framboesa, jabuticaba, laranja, limão, morango.
c) Frutos semi-ácidos - Ameixas, amora, caju, caqui, cereja, damasco, goiaba, maracujá entre outros frutos monofágicos como melão e melancia, os quais não devem ser consumidos juntos com outras alimentos por serem indigestos.
d) Verduras - Agrião, aipo, alface, cebolinha, chicória, espinafre, ervilha, salsa, etc.
e) Hortaliças - Alho, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, nabo, pepino, tomate, etc.
Nosso organismo é uma máquina viva, e deve ser tratada como tal para que tenha um bom desempenho, evitando, desta forma, as enfermidades.
Imagine que você comprou um carro a gasolina. Ao chegar em casa, você lê o manual. Ao abastecer, pela primeira vez, ao invés de colocar gasolina coloca álcool no lugar do combustível indicado. Ao ir a um posto trocar o óleo, ao invés de colocar óleo lubrificante, você opta por óleo de soja, pela simples razão de ser mais barato. No radiador, ao invés de água, você usa qualquer outro líquido corrosivo.
Se agíssemos desta forma, com certeza comprometeríamos o desempenho do carro e diminuiríamos a vida útil do motor, levando-nos a ter muitos gastos desnecessários com o nosso veículo pelo fato de não obedecermos a s orientações do fabricante contidas no manual.
O mesmo, por vezes, temos feito com nosso corpo cada vez que sabiamente não combinamos os alimentos, ou seja, quando ingerimos os alimentos que vão nos trazer doenças. O nosso Criador deu-nos um manual, o qual se seguido à risca nos trará saúde e felicidade.
Combinações Impróprias
· Leite e Açúcar - O uso dos dois juntos provoca fermentação no estômago.
· Comer entre as refeições - O nosso estômago precisa de um descanso mínimo de cinco a seis horas entre uma refeição e outra. Portanto, deve-se ter no máximo 3 refeições ao dia.
· Refeições Simples - Não deve haver muitas espécies de alimentos na mesma refeição. Isto causa indigestão, por exemplo: arroz e macarrão ou batatas são desnecessárias na mesma refeição. Arroz, macarrão e batatas são amido e quando ingeridoss juntos dificultam em muito a realização da digestão. Deve-se combinar em cada refeição os três grupos de alimentos mostrados acima.
· Cuidado com as Frutas - Procure não usar frutas doces e ácidas na mesma refeição. Procure não usar frutas, verduras e hortaliças na mesma refeição. Procure usar frutas pela manhã e à noite e ao meio dia verduras e hortaliças.
O estômago por ser o órgão que tem mais terminais nervosos ligados ao cérebro, apela ao cérebro para que recomesse o processo, e o cérebro preocupado ordena que todo o processo recomece. Mas não pode haver a digestão em condições que exijam ácidos antagônicos. Vêm a azia, os arrotos e a dispepsia como conseqüência além de haver grande concentração de sangue em volta dos órgãos digestivos. As faculdades mentais são comprometidas e o cérebro está confuso. Enfim, todo o organismo sofre.
Por vezes o processo digestivo pode levar de quatro a oito horas para ser realizado.
Depois de muitas horas e de forma anormal, o bolo alimentar é expulso do estômago e chega até ao intestino delgado, onde devem ser absorvidos pelo sangue os nutrientes.
Só que nesse caso quando o bolo alimentar chegou ao intestino delgado, boa parte da proteína apodreceu e também uma grande parcela dos carboidratos fermentou. As células padecem por falta dos nutrientes e o que sobrou dos nutrientes são insuficientes para atender às necessidades do organismo.
Como conseqüência da liberação indiscriminada de sucos ácidos e alcalinos vai ocasionando aos poucos danos às mucosas do estômago. Daí aparecem as úlceras. Das úlceras pode surgir até mesmo o câncer.
Enfim todo o sistema digestivo está sofrendo com a irracionalidade humana.
Deus nos deu a razão para sermos senhores de nossas ações, mas muitas vezes agimos como irracionais. Se observarmos as aves, os mamíferos e os peixes no geral, eles só ingerem aquilo que é habitual. Por exemplo, se é cereal, ou ervas ou carne eles não mudam a sua forma de alimentar-se quando lhe oferecemos outro alimento. A nossa decisão de nos alimentar do melhor e mais natural possível deveria iniciar antes de irmos ao supermercado ou antes de prepararmos a nossa refeição. Nós os homens, a obra prima de toda criação, não deveríamos alimentar-nos daquilo que traz doença ao nosso corpo. Devíamos orar sempre: “Senhor ensina-nos a nos alimentar de forma tal que sejamos uma benção a nós mesmos; e possamos servir melhor a Ti.”
Os Condimentos
Quanto menos molho melhor. Os alimentos devem ser preparados da maneira mais simples e natural possível, sendo desta forma mais saudáveis e nutritivos.
Veremos, a seguir, alguns desses condimentos e seus malefícios ao organismo: (Leia com atenção, você vai ficar de cabelos em pé com o que vai ler).
§ Pimenta – Pesquisas com ratos submetidos a longo tratamento de pele com o extrato de pimenta-do-reino mostraram que eles apresentaram maior incidência de câncer de pele, pulmão e fígado.
Cientistas da Universidade do Texas notaram que condimentos como o açafrão e a pimenta-do-reino podiam alterar permanentemente as células normais levando a anomalias congênitas.
O estômago e o intestino são irritados pela ingestão de pimenta, aumentando ligeiramente a secreção gástrica, podendo gerar até úlceras, colite e agravamento das hemorróidas. A pimenta vermelha, mesmo se ingerida em pequena quantidade, aumenta em muito o ácido clorídrico no estômago, especialmente em pacientes com úlceras gastroduodenal.
Todas as espécies de pimentas, quando em contato com o estômago, aumentam o fluxo periférico no abdômen e diminuem a circulação no cérebro.
§ Mostarda – A mostarda é comercializada em pó ou em pasta, composta de semente moída de folha de mostarda, vinagre, sal, além de outros ingredientes. O princípio ativo deste condimento é um alcalóide, a sinalbina, encontrada no óleo essencial da semente. Ela provoca irritações em todos os órgãos digestivos.
§ Picles e vinagre – Picles são legumes no geral conservados em vinagre. Estudos feitos revelaram que alguns tipos de picles podem levar ao câncer do estômago. Pesquisas revelam que pessoas que usam mais picles, vinagres e outros produtos salgados estão mais propensas a desenvolver esse tipo de câncer. Quanto ao vinagre, ele é obtido da degradação pelas bactérias de alimentos como a maçã, em que o álcool é convertido em ácido acético. O Ácido acético provoca gastrite, conforme várias pesquisas comprovaram.
O vinagre jamais deveria ser usado como alimento, pois o ácido acético que faz parte da sua composição diminui em muito a ação da saliva. Segundo pesquisadores, uma colher de sopa, pode até paralisar por completo a digestão dos carboidratos. Além de irritar o sistema digestivo, seus resíduos alojam-se nos intestinos. Ele ajuda a destruir os glóbulos vermelhos (hemácias) do sangue e dificulta a digestão das proteínas e como se não bastasse, compromete o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, trazendo grandes danos a nossa saúde.
§ Bicarbonato de Sódio e Fermento químico – O bicarbonato de sódio pode alterar o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, pois tem ação predominantemente alcalina. O fermento químico é fabricado a partir do bicarbonato de sódio neutralizado por sais de alumínio entre outros componentes. Os sais de alumínio podem ser prejudiciais, como mostram algumas experiências. Por exemplo:
Se aplicados aos pés de feijão, inibem o crescimento, além do mais foram
encontradas elevadas concentrações de sais de alumínio em certas regiões do cérebro, que segundo pesquisas, podem levar a uma enfermidade conhecida como Mal de Alzheimer.
Como Substituir:
Ø Substitua a pimenta, a mostarda, o vinagre, o cravo e a canela por salsa, orégano, louro e limão.
Ø Substitua o fermento químico a base de bicarbonato de sódio por fermento biológico.
Outras Dicas para Uma Boa Refeição
Para que haja boa digestão e assimilação dos nutrientes se faz necessária uma boa mastigação, especialmente no caso dos cereais integrais e do pão, que deve ser dissolvido em grande parte na boca.
Com esse pensamento em mente devemos lembrar sempre que devemos comer devagar e deixar que a saliva misture-se completamente com os alimentos. Se porventura temos pouco tempo para comer, devemos comer menos, mas nunca deixar de mastigar bem os alimentos. Devemos lembrar mais uma vez que o beneficio não é pela quantidade de alimento que ingerimos, mas sim pela boa mastigação, que facilita a absorção dos nutrientes pelo organismo.
Ao se aproximar a hora das refeições, deixe de lado qualquer coisa que lhe deixe nervoso, preocupado, ansioso ou desgostoso. Procure lembrar sempre que há um Deus que cuida de cada um de nós como se fôssemos a única pessoa do mundo. Antes de cada refeição procure desenvolver uma atitude de agradecimento a Deus por todas as coisas que Ele tem nos concedido e, muito especialmente, pelo alimento gostoso que Ele colocou à nossa mesa. Portanto, saboreie o alimento deliciando-se com ele.
§ Não beba líquidos junto às refeições. Deve-se beber água em torno de ½ hora antes das refeições e por volta de duas a duas e meia horas após as refeições.
O ingerir água junto às refeições dificulta em muito a digestão dos alimentos, diminuindo e dificultando a ação dos sucos digestivos.
No geral, a sede durante a refeição está ligada ao hábito de beber alguma coisa durante as refeições. Se for refrigerantes que acompanham as refeições é bem pior os danos ao organismo. Leia capítulo ‘Açúcar e Refrigerantes’.
Lembre-se, tome muita água durante o dia, em torno de 8 a 12 copos. Você chegará na hora das refeições sem a mínima sede.
§ Reorganize suas refeições. Tenha pela manhã uma refeição farta, incluindo cereais integrais como aveia, pão, etc. Somando-se a eles frutas e até mesmo oleaginosas. Acrescido de laticínios ou leite de soja. Pela manhã deve-se ter uma refeição nutritiva. Deve ser a super refeição do dia.
Ao meio dia deve-se usar cereais integrais, como arroz, massas, e etc, somando-se hortaliças, leguminosas e verduras.
Já à noite uma alimentação bem leve. Por exemplo: frutas, iogurte, torradas, sopa de arroz, sopa de ervilha ou sopa de hortaliças, sucos, etc. Leia ‘Cardápio sugestivo’ no final desse capítulo. Não esqueça também de nas três refeições diárias fazer uso dos três grupos de alimentos (energéticos, construtores e reguladores) e de a cada dia ir variando os diversos alimentos de cada grupo. Releia no início desse capítulo os três grupos de alimentos.
Ingira Alimentos Saudáveis
Evita comer frituras e alimentos gordurosos. Também procure se abster de condimentos ou substâncias irritantes ao estômago.
Procure usar frutas, hortaliças e verduras crus e no máximo com pouco cozimento. Como acontece com os métodos convencionais de processamento, o manuseio e cozimento de alimentos em casa implica também na perda de nutrientes. Por exemplo, hortaliças folhudas perderão até 87% de seu conteúdo de vitamina C no cozimento, ao passo que cenouras, batatas e outras hortaliças perderão até 33% da vitamina B1,45% da vitamina B2, 61% de B3 e 76% de vitamina C. Não só quando cozidas as frutas e hortaliças perdem seu valor nutricional, mas também quando expostas ao ar. Pepinos recém fatiados se deixados expostos ao ar perderão entre 41% a 49% do conteúdo de vitamina C nas primeiras três horas.
Dois grandes pesquizadores: Maccarrison e O. Stiner fizeram pesquisas com macacos e coelhos, os quais foram alimentados com alimentos cozidos. Maccarrison, deu-lhes alimentos que eram comuns a sua dieta, porém cozidos e notou que os macacos comessaram a desenvolver úlceras no estômago e no intestino, além de inflamações no intestino grosso. Já o sr. º Stiner escolheu os coelhos para as suas pesquisas e os alimentou da mesma forma que os macacos, e os coelhos desenvolveram cárie, inflamação nas glândulas salivares e enfermidades como bócio, anemia e até mesmo câncer de pulmão. Notou-se ainda, que junto com a alimentação cozida fosse acrescentado dez centímetros cúbicos de leite pasteurizado diariamente, isso ocasionaria no animal artrite, além das enfermidades descritas acima.
Coma grandes quantidades de frutas, hortaliças e verduras. Segundo nutricionistas, as frutas na sua maioria contêm em torno de 90% de líquidos. Sua água é grande promovedor de saúde do nosso planeta, servindo para limpar nosso organismo, enxagüando nossas células, lavando todos nossos tecidos e estimulando os processos metabólicos.
Segundo o nutricionista Hawey Diamonol, as frutas contêm todos os nutrientes necessários ao organismo para manter a vida, estando incluídos a glicose dos carboidratos que dão energia, vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos para a formação de proteínas.
Todos sabemos que a digestão gasta mais energia do nosso organismo que qualquer outra função. Já as frutas são os únicos alimento que nos dão energia sem tirá-la no processo digestivo. Os açúcares que contidos nas frutas são açúcares naturais que dão um impulso de energia ao nosso organismo, ao mesmo tempo não exigem nenhuma energia digestiva de nosso organismo. Os sucos de frutas e hortaliças frescas fornecem de fato algumas fibras, particularmente as do tipo solúvel. Provou-se que essas fibras reduzem os níveis de colesterol. Fibras constituem o material indigerível encontrado nas plantas, que têm uma função intestinal importantíssima.
O suco fresco é infinitamente mais nutritivo do que os enlatados. Os sucos naturais contêm enzimas e muitos outros nutrientes, em contraste com os engarrafados e enlatados que, por serem pasteurizados, perdem muitas vitaminas e minerais.
Em torno de trinta minutos mais ou menos os nutrientes das frutas são liberados nos intestinos para absorção pelo sangue, depois de ingeridas.
O Papel Essencial dos Vegetais
Os vegetais são indispensáveis para uma alimentação sadia. Segundo pesquisas, o caule de salsão ou uma porção de salada verde fresca tem mais vitaminas e minerais do que uma caixa de comprimidos de vitaminas sintéticas.
Um outro fato interessante é que o brócolis, a mostarda, o agrião, o nabo, as couves e a salsa, em uma porção de 100gramas, fornecem mais cálcio do que o leite de vaca.
As frutas, hortaliças e verduras são excelentes em fibras. É de nosso conhecimento que a falta de fibras em nossa alimentação deixa uma espécie de cobertura de limo nas paredes de nossos intestinos. Com o passar do tempo esse limo vai aumentando, diminuindo a espessura do intestino, ficando um pequeno orifício ao centro. Muitos médicos acreditam que esse lixo tóxico vai envenenando gradualmente o organismo, e acreditam que o mau funcionamento do cólon é a causa fundamental de doenças degenerativas.
Os vegetais também possuem substâncias anticancerígenas. A cenoura é a rainha da horta contra o câncer, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário