EXERCÍCIO FÍSCICO
Diversas pesquisas tem apontado o exercício físico como grande remédio.
Pesquisas feitas nos Estados Unidos, com 46 mil pessoas, demonstraram a superioridade dos exercícios físicos em relação as massagens, ervas e acupuntura.
Pesquisas feitas pelos ingleses coordenadas pelo Dr. Steven Hurel comparou 10 homens de 55 a 65 anos que corriam em torno de 50km por semana, com 10 homens sedentários da mesma faixa etária. Constatou-se que os homens que corriam tinham 25% mais testosterona, 4 vezes mais hormônio de crescimento (hormônio este que ajuda a manter músculos e ossos). Já nas mulheres pesquisas com 7 mil delas constatou que mulheres que caminham 20km por semana tem menos propensão a sofrer de depressão, cansaço, baixa auto estima, ou incapacidade de concentrar-se.
Pessoas que praticam exercícios físicos com regularidade levam as células a queimar em torno de 30% mais calorias, ou seja, as células queimam a glicose com mais rapidez. Constatou-se ainda que exercícios físicos regulares, no geral, aumentam o nível de colesterol (HDL), o bom colesterol que é produzido pelo organismo. Por outro lado, eles ajudam a baixar os níveis do mau colesterol (LDL), que entope as artérias e geralmente leva aos ataques cardíacos e, em muitos casos, aos derrames. Somado a tudo isso, os exercícios físicos ainda ajudam a baixar a pressão sangüínea, pois facilitam a dilatação das nossas artérias e promovem a liberação da endorfina em nossa glândula pituitária. Este hormônio (endorfina) ajuda a baixar nossa pressão sangüínea e traz uma sensação de bem estar. Os exercícios físicos aumentam o fluxo sangüíneo para o cérebro, trazendo como benefício maior capacidade de memorização.
Os exercícios aumentam a oxigenação de nossas células, o que ajuda a prevenir contra o câncer. O doutor Otto Warburg descobriu que as células cancerosas são anaeróbicas, ou seja, elas se desenvolvem com a fermentação e não com oxigênio. As mesmas não podem viver em um ambiente oxigenado. Os exercícios ajudam a baixar os níveis do hormônio feminino (estrogênio), cujo nível elevado está ligado muitas vezes ao desenvolvimento do câncer da mama, segundo pesquisas.
Os exercícios físicos, especialmente os de levantamento de peso, tornam fortes os ossos retendo o cálcio nos mesmos, assim, como conseqüência, também prevenindo contra a osteoporose.
Os exercícios físicos aumentam a capacidade pulmonar, melhoram a respiração, e também diminuem a velocidade dos batimentos cardíacos no período do sono. Melhoram o funcionamento de todos os órgãos. Portanto, trazem benefícios a todo o organismo.
Sugestões para a Prática de Exercícios Físicos
§ Não tente encaixar a prática de exercícios físicos em uma agenda cheia. O melhor mesmo é substituir uma atividade menos importante, como, por exemplo, assistir à televisão, por alguma atividade física.
§ Antes de começar a praticar exercícios, especialmente se tiver algum problema de saúde como doenças cardíacas ou diabetes, procure seu médico.
§ Escolha uma forma de exercício físico que você goste. Exemplos: caminhadas, ciclismo, natação, ginástica localizada, etc. Saiba que a natação é o mais completo exercício físico, pois movimenta todo o nosso corpo. Os exercícios de musculação regulares ajudam na prevenção da osteoporose; no entanto, essa modalidade de exercício exige o consumo de boas quantidades de hortaliças verde-escuras, que contêm quantidades razoáveis de cálcio e das vitaminas C e D.
Lembre-se sempre: Os exercícios físicos devem ser uma de suas prioridades, ou seja, devem ser praticados no mínimo três a quatro vezes por semana, durante 30 a 60 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário